AFETO
Projeto realizado com o apoio do Proac, Intuição Companhia de Dança apresenta "𝐀𝐟𝐞𝐭𝐨”. 2022
𝐒𝐎𝐁𝐑𝐄 𝐀 𝐎𝐁𝐑𝐀 É uma proposta de reflexão sobre a maneira com que o indivíduo contemporâneo na sua complexidade de interação com o ambiente desenvolve o afeto, a representação de apego de uma pessoa para outra, bem como a alguma coisa. Teríamos esquecido de nossa maneira intrínseca de cultivar o afeto, pelo efeito do soterramento produzido pela sociedade contaminada por relações de interesses desvinculados do apego humano?
𝐅𝐈𝐂𝐇𝐀 𝐓𝐄𝐂𝐍𝐈𝐂𝐀 › Diretor/Coreógrafo: Vinícius Anselmo › Assistente de Direção/Produtora: Taty Tieri › Bailarinos: Alanis Tamashiro, Allan Monti, Jeison Lopes, Lavínia Rodrigues, Márcio Vittorino, Stefani Takahashi, Thalita Falk e Vinícius Anselmo › Figurino: Maria Clara Pereira › Criação de Luz: Marcel Rodrigues › Iluminador e Cenotécnico: Diego Rocha e Marcos Riguer › Técnico de som: Vinícius Reis › Gestão Cultural: Ana Beatriz Farias › Diretora de Marketing: Nathália Urizzi › Filmagem e Projeção: Cássio Conde › Trilha Sonora: Joep Bevin, Eik October e Tom Yorke › Reflexões (textos): Rodrigo Vilalba › Locução (textos): Taty Tieri ⠀ Este projeto foi contemplado pela Proac Editais - Programa de Ação Cultural São Paulo 004/2021.⠀ ⠀
@governosp @culturasp ⠀ ⠀ ⠀ #IntuicaoCiaDanca2022 #Arte #Cultura #CulturaSP #VivaCulturaSP #Espetaculo #SP #PROACSP #Ballet #Contemporaneo #Dança #Online
2022
O ANTROPÓLOGO VIAJANTE
Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, apresentam "O Antropólogo Viajante". 2021
𝗥𝗲𝗹𝗲𝗮𝘀𝗲: Coreografia de Vinícius Anselmo, esse espetáculo conta a narrativa de Charlie, um ambientalista contemporâneo que viaja ao encontro de Lee, Homo erectus, há 150 mil anos, Eloá, Homo neanderthalensis, há 40 mil anos, e Kai, Homo sapiens, há 260 anos (antes da revolução industrial), levando, em sua mala de viagem, uma máscara e um relógio. Nessa jornada fantasiosa, onde as fronteiras do tempo e da comunicação são magicamente superadas, acontecem três diálogos instigantes nos quais Charlie pergunta aos seus parentes evolutivos o que foi desaprendido na história que fez com que a espécie humana chegasse ao ponto de ter que usar uma máscara para respirar e um relógio para enquadrar o tempo. Charlie também questiona por que a mutação genética no homo sapiens o tornou mais adaptável ao meio ambiente, mas, paradoxalmente, levou a raça humana a um mundo artificial, desconectado da natureza e beirando sua própria extinção. ›
Diretor/Coreógrafo: Vinícius Anselmo › Antropólogo/Filósofo: Rodrigo Vilalba › Locução: Rodolfo Dias (Dipa) › Bailarinos: Alessandro Mesquita, Felipe Guedes, Jeison Lopes, Heloisa Magalhães, Márcio Vittorino, Mariana Massonetto, Tayanne Zandonato, Thalita Falk e Vinícius Anselmo › Figurino: Felipe Guedes › Iluminador e Cenotécnico: Val Santana e Radson Almeida › Fotógrafo: Arnaldo Torres › Assistente de Direção: Ana Beatriz Farias › Diretora de Marketing: Nathália Urizzi › Produtora: Palipalan › Filmagem e Edição: Galeria Produções Este projeto foi contemplado pela Proac Lab Expresso - Programa de Ação Cultural São Paulo.
2021
INTUIÇÃO
EPIFANIA
Essa obra foi criada com o apoio do Edital Fomento a Dança da Prefeitura Municipal de São Paulo 2019
Epifania do grego "epiphanéia", podendo ser traduzido literalmente como “manifestação” ou “aparição”, é uma súbita sensação de entendimento ou compreensão da essência de algo, também pode ser um termo usado para a
concretização de um sonho com difícil realização.
O termo é usado nos sentidos, filosófico e literal, para indicar que alguém "encontrou finalmente a última peça do quebra-cabeça e agora consegue ver a imagem”. Por tanto, o projeto carrega consigo a proposta de investigar os processos pelos quais a epifania, no sentido filosófico, é alcançada, não apenas para compreender a súbita sensação de entendimento em si, mas, especificamente, quando ela se dá com o foco na origem e nos porquês da vida humana.
O coreógrafo reúne o material da pesquisa teórica sobre epifania, juntamente com a técnica clássica, resgatando o virtuosismo e estética, a dança contemporânea e textura, fazendo com que todos esses elementos direcionem a ambientação cenográfica, a movimentação, o formato e a atmosfera da obra.
O cenário é composto por 27 portas brancas com suas respectivas fechaduras, que conforme se encaixam, criam um desenho abstrato com formas e intenções diversas que representam as portas para captação de estímulos externos e acesso interno individual de cada pessoa.
A Epifania também pode ser vista como o momento efêmero de súbita compreensão de existência no mundo
através de instantes no qual o indivíduo consegue ancorar sua consciência no momento presente, aprimorar os sentidos, e se sentir mais vivo.
FICHA TÉCNICA
Diretor e Coreógrafo: Vinícius Anselmo
Assistente de Direção: Ana Beatriz Farias
Produtora e Auxiliar Administrativo: Thalita Falk
Produtora: Marli Santos e Letícia Docampo
Diretora de Marketing: Nathalia Urizzi
Pianista: Rosely Chamma
Professores: José Ricardo Tomaselli, Lars Cauwenberg e Felipe Guedes
Criação de luz: Raquel Balekian e Vinícius Anselmo
Figurinistas: Vinícius Anselmo e Felipe Guedes
Costureira: Cleuza Torres
Cenógrafo: Armando Santos e Onias Viana
Operação e montagem de Luz:Raquel Balekian, Val Santana e Isaias Neri
Técnico de Som e Apoio: Aharon Gidali e Radson de Almeida
Coordenador de palco e Cenotécnico: Igor Lopes, Betto Lopes e Luiz Silva
2019
INTUIÇÃO
Essa obra foi criada com o apoio do Edital Fomento a Dança da Prefeitura Municipal de São Paulo 2017
Linha tortas, desconectadas, desniveladas e multicoloridas se transformam na bela pintura.
Vida conturbada, infância difícil e obstáculos de um caminho construíram o grande vencedor.
Pensamentos complexos e desordenados, turbilhão de emoções resultaram na grande criação.
No palco de todas artes e todas partes da vida.
Como falar sobre aquela grande bagunça que resulta no adorável.
O Caos que cria beleza, a origem da Rosa.
Uma forma de raciocínio inconsciente que nos leva a uma solução.
Quando de repente sabemos exatamente o que fazer mas sem ter o porque.
Quando a mãe diz já saber.
Quando o religioso diz crer.
Quando sabemos o lado da estrada que devemos seguir
por uma simples onda de certeza que nos vem à mente.
De um caos cerebral se revela um
resultado de pura beleza e convicção
Chamamos de intuição
Como falar do certo sem razão?
FICHA TÉCNICA
Coreografia: Intuição
Coreógrafo: Vinícius Anselmo
Musica: Novel, Alexandre Desplat, Ólafur Arnalds e Joep Bevin
Assistente de Direção: Ana Beatriz Farias
Gestão Comercial: Thalita Falk
Diretora de Marketing: Nathalia Urizzi
Pianista: Rosely Chamma
Figurinista: Carlos Aguero
Costureira: Cleuza Torres
Cenógrafo: Gustavo Pereyra
Iluminadora: Mary Raquel Balekian
Operação de luz: Val Santana
Técnico de Luz: Aharon Gidali
Coordenador Técnico: Igor Lopes