EPIFANIA
Projeto viabilizado pelo Fomento a Dança, Prefeitura Municipal de São Paulo, 2019
Epifania do grego "epiphanéia", podendo ser traduzido literalmente como “manifestação” ou “aparição”, é uma súbita sensação de entendimento ou compreensão da essência de algo, também pode ser um termo usado para a
concretização de um sonho com difícil realização.
O termo é usado nos sentidos, filosófico e literal, para indicar que alguém "encontrou finalmente a última peça do quebra-cabeça e agora consegue ver a imagem”. A obra carrega consigo a proposta de investigar os processos pelos quais a epifania, no sentido filosófico, é alcançada, não apenas para compreender a súbita sensação de entendimento em si, mas, especificamente, quando ela se dá com o foco na origem e nos porquês da vida humana.
O coreógrafo reúne o material da pesquisa teórica sobre epifania, juntamente com a técnica clássica, resgatando o virtuosismo e estética, a dança contemporânea e textura, fazendo com que todos esses elementos direcionem a ambientação cenográfica, a movimentação, o formato e a atmosfera da obra.
O cenário é composto por 27 portas brancas com suas respectivas fechaduras, que conforme se encaixam, criam um desenho abstrato com formas e intenções diversas que representam as portas para captação de estímulos externos e acesso interno individual de cada pessoa.
A epifania pode ser considerada como uma ‘experiência religiosa’, não falamos sobre histeria, alucinação ou desconecção com a realidade, estamos dizendo a respeito da pesquisa de Willian James que define esse episodio quando o indivíduo vivencia as quatro premissas: a crença em uma inteligência organizadora conectada ao indivíduo, a impossibilidade de traduzir essa experiência em palavras, o rompimento da noção de tempo e espaço e por fim a certeza de que a experiência é real.
Também pode ser vista como o momento efêmero de súbita compreensão de existência no mundo
através de instantes no qual o indivíduo consegue ancorar sua consciência no momento presente, aprimorar os sentidos, e se sentir mais vivo.
FICHA TÉCNICA
Diretor e Coreógrafo: Vinícius Anselmo
Assistente de Direção: Ana Beatriz Farias
Produtora e Auxiliar Administrativo: Thalita Falk
Produtora: Marli Santos e Letícia Docampo
Diretora de Marketing: Nathalia Urizzi
Pianista: Rosely Chamma
Professores: José Ricardo Tomaselli, Lars Cauwenberg e Felipe Guedes
Criação de luz: Raquel Balekian e Vinícius Anselmo
Figurinistas: Vinícius Anselmo e Felipe Guedes
Costureira: Cleuza Torres
Cenógrafo: Armando Santos e Onias Viana
Operação e montagem de Luz:Raquel Balekian, Val Santana e Isaias Neri
Técnico de Som e Apoio: Aharon Gidali e Radson de Almeida
Coordenador de palco e Cenotécnico: Igor Lopes, Betto Lopes e Luiz Silva